Notícias Recentes
Tamanduá retorna à natureza após ser visto na cidade

Um tamanduá-bandeira foi capturado e solto na natureza nesta terça-feira (26/8) depois de ser avistado por moradores caminhando pela Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
Um vídeo registrado pela Polícia Militar Ambiental e pelo Corpo de Bombeiros apresenta o animal, que está em perigo de extinção, sendo liberado em uma área de mata de uma fazenda local.
Segundo os órgãos ambientais, o tamanduá estava saudável e sem quaisquer ferimentos aparentes.
Tamanduá em risco de extinção
O tamanduá-bandeira é considerado vulnerável, o que significa que a espécie enfrenta alta probabilidade de desaparecer em médio prazo.
Este animal pode alcançar 2,4 metros de comprimento, possui pelagem em tons de marrom e cinza, patas dianteiras brancas, peito e dorso com listras pretas, além de uma cauda grande e volumosa.
A espécie é encontrada por toda a América do Sul e Central, embora sua presença tenha reduzido significativamente na América Central. Normalmente, habita florestas tropicais e secas, savanas e áreas de pastagens abertas, onde encontram uma grande quantidade de formigas, seu alimento principal.
Para se alimentar, o tamanduá utiliza suas garras afiadas para abrir formigueiros e insere seu longo focinho para alcançar as formigas. Ele vale-se de sua saliva pegajosa e língua comprida para capturar os insetos, realizando a ação em menos de um minuto para evitar as dolorosas picadas das formigas.
Após se alimentar, o tamanduá não destrói o formigueiro, pois costuma retornar para o mesmo local futuramente.
Uma característica interessante dos tamanduás é que eles têm visão bastante limitada, sendo praticamente cegos, mas seu olfato é cerca de 40 vezes mais aguçado que o dos humanos.
Os tamanduás vivem preferencialmente sozinhos, e as fêmeas costumam ter apenas um filhote por ano. Os jovens deixam a mãe por volta dos dois anos de idade, quando são considerados maduros.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login