Conecte Conosco

Mundo

Irã explica que retorno dos inspetores da AIEA não é recuperação total da cooperação

Publicado

em

Irã comunicou nesta quarta-feira (27) que a volta dos inspetores nucleares da ONU ao país não indica uma volta completa da colaboração, que estava suspensa após o conflito de 12 dias com Israel.

Uma equipe de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) retornou ao Irã, conforme confirmado pelo diretor Rafael Grossi, marcando a primeira entrada no país desde que Teerã interrompeu sua parceria com a agência no mês anterior.

“Um acordo final sobre o novo formato de cooperação com a AIEA ainda não foi definido, e diferentes pontos de vista estão sendo debatidos”, afirmou o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, conforme veiculado pela televisão estatal.

Os inspetores deixaram o Irã depois que Israel realizou ataques contra instalações nucleares e militares iranianas, além de áreas residenciais, em junho, causando mais de mil vítimas.

As forças americanas também realizaram bombardeios nas localidades nucleares de Fordo, Isfahan e Natanz.

O Irã retaliou com lançamentos de mísseis e drones, provocando dezenas de mortos em Israel. Desde 24 de junho, um cessar-fogo está em vigor entre as duas nações.

Logo após, o Irã suspendeu sua colaboração com a AIEA, afirmando que a agência não condenou os ataques israelenses e americanos contra sua infraestrutura nuclear.

De acordo com a legislação sobre a suspensão, o acesso dos inspetores às instalações nucleares iranianas depende do aval do Conselho Supremo de Segurança Nacional, órgão máximo de segurança do país.

Desde então, Teerã indicou que a próxima cooperação com a agência terá uma “nova forma”.

O porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã, Behrouz Kamalvandi, revelou que os inspetores da AIEA seriam responsáveis por supervisionar a troca de combustível na usina nuclear de Bushehr, no sudoeste do país.

Ele não informou se os inspetores teriam acesso a outras unidades, como Fordo e Natanz, que foram alvo durante os confrontos.

Em entrevista à Fox News, Grossi comentou que a agência e o Irã ainda discutem as “modalidades práticas a serem adotadas para facilitar a retomada das atividades no local”.

A volta dos inspetores aconteceu após encontros diplomáticos em Genebra, onde representantes iranianos dialogaram com colegas do Reino Unido, França e Alemanha.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados