Economia
Melhor decisão para Cook seria deixar o Fed, diz membro da Casa Branca

O diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, afirmou nesta quarta-feira, 27, que, se estivesse no lugar da diretora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, a atitude mais honrosa seria deixar o cargo. “Seria o gesto mais digno”, acrescentou durante declarações aos repórteres próximos à Casa Branca.
“Se eu tivesse sido acusado de alguma fraude hipotecária, eu negaria se fosse falso, ou então sairia até a situação se esclarecer. O fato dela ainda não ter tomado essa atitude sugere que esteja agindo politicamente, o que vai contra o princípio da independência do Fed”, declarou Hassett.
Fontes informaram à imprensa norte-americana que Cook pretende apresentar ainda hoje uma ação judicial contra o anúncio de sua demissão feito pelo presidente Donald Trump.
O diretor do Conselho Econômico do governo também defendeu a autoridade do presidente dos EUA para demitir um diretor do Fed por justa causa. Sobre quem deve substituir Cook, afirmou que essa decisão cabe ao presidente.
Hassett é considerado um possível candidato para substituir o atual presidente do banco central norte-americano, Jerome Powell, cujo mandato termina em maio de 2026. Ele garantiu, ao ser questionado, que sua trajetória não apresenta problemas que poderiam prejudicá-lo, caso venha a assumir um cargo no Fed no futuro.
Anteriores declarações à CNN também revelaram que o membro da Casa Branca afirmou, sem apresentar evidências, que a atual composição do Fed já está bastante influenciada politicamente, atuando para prejudicar o presidente Trump e beneficiar os democratas desde as eleições passadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login