Economia
Brasil e México têm forte parceria econômica, diz Alckmin

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou nesta quarta-feira, 27, que Brasil e México possuem uma grande sinergia econômica e existem diversas oportunidades para estreitar cooperações nas áreas de produtos agropecuários, indústria e serviços, incluindo inteligência artificial (IA) e data centers. “Há muitas possibilidades”, disse Alckmin durante sua visita ao México.
Na mesma data, Alckmin se encontrou com representantes do setor privado dos dois países com o objetivo de reforçar os laços políticos e expandir a cooperação comercial e de investimentos. “O comércio exterior funciona em ambas as direções.”
Alckmin destacou que temas como indústria ferroviária, automotiva e aviação foram discutidos, ressaltando que a Embraer possui uma presença significativa no México.
Ele mencionou que o acordo de cooperação entre Brasil e México passará por uma atualização, e que os dois governos trabalharão para implementar o visto eletrônico, facilitando o intercâmbio entre as nações.
Alckmin também comentou que o Mercosul está ampliando seus acordos com a União Europeia, Cingapura, Efta, além de avanços com o Oriente Médio e Canadá. “Este é o caminho adequado, promovendo o multilateralismo e o livre comércio”, destacou.
Relação com os Estados Unidos
Referente aos Estados Unidos, Alckmin ressaltou que o Brasil mantém relações diplomáticas há dois séculos com o país norte-americano. “O diálogo contínuo visa alcançar benefícios mútuos para ambas as partes.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login