Conecte Conosco

Mundo

Brasil e México fecham parceria na agropecuária

Publicado

em

Brasil e México oficializaram na última quarta-feira, 27, um acordo de cooperação no setor agropecuário, conforme comunicado do Ministério da Agricultura.

O entendimento foi celebrado entre o Ministério da Agricultura do Brasil e a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México (Sader), durante uma missão oficial brasileira no México, liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

O acordo contempla temas de interesse mútuo, como produção agrícola e pecuária, apoio técnico a produtores de pequeno e médio porte, segurança alimentar, controle sanitário de animais e plantas, incentivo à pesquisa e inovação tecnológica, além de financiamento rural e mecanismos para facilitar a comercialização de produtos agrícolas.

Ambos os países comprometeram-se a trocar informações, tecnologias, boas práticas, realizar visitas técnicas e promover ações estratégicas para impulsionar o comércio bilateral.

Foi definido que um grupo de trabalho, composto por especialistas técnicos dos dois países, será criado para identificar interesses comuns, planejar e executar as ações previstas no acordo.

No encontro, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou a crescente relação comercial entre os países no setor agropecuário.

“A abertura do mercado mexicano para a carne bovina e suína do Brasil tem gerado excelentes resultados para ambos os lados. No Brasil, após a consolidação dessa abertura, empresas privadas firmaram negócios que resultaram em um aumento de cerca de 250% nas exportações de carne bovina em pouco mais de dois anos e meio. No mesmo período, as vendas de carne suína subiram 95% e as de frango cresceram 14%”, afirmou Fávaro.

Ele acrescentou que “esses progressos beneficiam não só o Brasil, mas também o México, que, como parte de seu programa para controlar a inflação dos alimentos, encontra nessa parceria uma oportunidade para adquirir carnes de alta qualidade.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados