Conecte Conosco

Notícias Recentes

Fim do serviço 710: transtornos para passageiros com mais baldeações

Publicado

em

O fim do serviço 710, que integrava as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), tem gerado insatisfação entre os passageiros dos trens em São Paulo. A partir da última quarta-feira (27/8), os usuários enfrentam mais tempo de viagem, mais baldeações e menos conforto.

Leidijane Correa da Silva, auxiliar administrativa, afirma que para todos os que utilizam essa linha, a situação se tornará mais complicada, com o aumento do tempo de percurso e maior aglomeração de pessoas.

Assim como ela, muitos usuários impactados dizem que a mobilidade na região metropolitana ficará prejudicada. A estudante Luana Barbosa, de 20 anos, que mora em Caieiras e utilizava o serviço 710 para conectar à linha 1-Azul do Metrô e seguir até a Vila Mariana, agora terá que realizar mais uma baldeação, o que deve aumentar seu tempo de trajeto em cerca de 15 minutos.

O Serviço 710, em operação desde 2021, permitia que os passageiros viajassem de Jundiaí até Rio Grande da Serra sem trocar de trem, facilitando o acesso direto entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Com isso, os usuários evitavam uma baldeação no Brás, tornando a viagem mais rápida e eficiente.

No entanto, com a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada, o governo estadual decidiu encerrar o serviço e reorganizar o sistema, passando a estação Palmeiras-Barra Funda a ser o ponto final das linhas 7, 10 e 11. Isso tem causado preocupações entre os passageiros, como Elda, moradora de Perus que trabalha na Avenida Paulista, que agora enfrentará uma baldeação extra além das já existentes.

A CPTM assegura que a troca de trens na estação Palmeiras-Barra Funda será rápida, pois as plataformas das linhas 7 e 10 ficam frente a frente. Porém, passageiros como Elda relatam que a estação pode ficar superlotada, principalmente após episódios recentes de interrupção do serviço devido a problemas técnicos.

A diarista Marcia Maria, de Francisco Morato, teme que o acesso à Linha 3-Vermelha na estação Barra Funda sofra com a alta demanda, especialmente porque há apenas uma escada rolante disponível para o fluxo de passageiros.

Em resposta, o gerente geral da CPTM, Iran Leão, explicou que o aumento no tempo de viagem decorrente da baldeação entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa será, no máximo, de 6 minutos nos horários de pico. Ele afirmou que estudos foram feitos com a concessionária responsável pela Linha 7 para garantir que a transferência na estação Palmeiras-Barra Funda seja feita no mesmo nível, proporcionando segurança, eficiência e comodidade.

Segundo Iran, a plataforma que atende as linhas 7 e 10 conta com duas escadas rolantes e uma escada fixa para entrada e saída dos passageiros. Ele destacou, ainda, que a concessão da linha prevê a instalação de mais escadas rolantes e outras melhorias nas estações ao longo do tempo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados