Notícias Recentes
STF reforça segurança e fecha praça durante julgamento de Bolsonaro
O Supremo Tribunal Federal (STF) implementará um esquema reforçado de segurança e determinará o fechamento da Praça dos Três Poderes enquanto durar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem início previsto para 2 de setembro e encerramento para 12 do mesmo mês.
As medidas abrangem o aumento significativo do número de agentes de segurança, a utilização de cães farejadores, controle rigoroso de acessos nas dependências do tribunal e a presença contínua de 30 guardas que estão alojados no local desde o começo da semana.
Este cuidado especial está relacionado à importância do julgamento da trama golpista, considerado o mais relevante do STF desde o caso Mensalão, visto que envolve um ex-presidente acusado de tentativa de golpe de Estado, conforme apurado por fontes do tribunal.
Além do efetivo regular do STF, agentes adicionais serão destacados de quatro outros tribunais: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Superior do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal Superior Eleitoral.
Serão posicionadas mais viaturas policiais ao redor do STF, além da instalação de equipamentos de detecção de metais nas entradas das sedes da Corte para controlar o acesso.
O alto nível de segurança persistirá durante todo o período do julgamento e também nas duas semanas subsequentes, até a posse do novo presidente do STF, Edson Fachin, marcada para 29 de setembro.
Este aprimoramento da segurança visa também controlar eventuais manifestações previstas para o feriado de 7 de setembro, que ocorrerá no intervalo do julgamento. O STF ampliou a cooperação com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal para acompanhar riscos em tempo real e ajustar as estratégias conforme a situação evolua.
O tribunal reconhece o caráter simbólico da data, que carrega um histórico de episódios tensos em Brasília, como em 2021 e 2022, quando houve tentativas de invasão promovidas por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login