Notícias Recentes
CPI do INSS: oposição recusa acordo e quer convocar irmão do Lula

Parlamentares da oposição, incluindo o relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), rejeitam um acordo com a base governista para impedir que Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seja convocado para depor na comissão de inquérito.
Frei Chico é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e foi mencionado em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre possíveis irregularidades. Ele não é alvo de investigação, e o sindicato nega qualquer irregularidade.
Na sessão da CPI realizada na terça-feira, membros do governo afirmaram ter fechado um acordo com a oposição para evitar a convocação do irmão do presidente. Em troca, a comissão definiu que o plano de trabalho começará em 2015, abrangendo o governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Essa estratégia prevê que a votação de todos os requerimentos será feita em bloco, somente quando houver consenso, o que o governo acredita proteger o dirigente sindical. No entanto, não há impedimento para a apresentação de requerimento individual que vise sua convocação.
O relator da CPI afirmou que Frei Chico ainda pode ser chamado a depor se houver indicativos que justifiquem a convocação:
— Não houve nenhum acordo em relação ao irmão do Lula. Todos que forem relevantes para a investigação devem ser ouvidos. Não há tentativa de perseguição ou proteção.
Deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), também da oposição, declarou que buscará aprovação de um requerimento para garantir a participação do irmão do presidente na CPI.
Segundo ele, Frei Chico não será convocado entre os primeiros, mas será ouvido conforme o avanço dos trabalhos da comissão.
— A ideia é convocar ele em momento posterior, pois os membros concordaram com critérios, e o irmão do Lula é dirigente, mas não presidente — explicou Van Hattem.
Da mesma forma, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) reforçou que não há impedimento para levar a votação uma eventual convocação:
— A oposição não fez acordo para proteger o irmão do Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login