Mundo
Governadora do Fed processa Trump por tentativa de demissão

A governadora do Federal Reserve dos Estados Unidos, Lisa Cook, ajuizou uma ação contra o presidente Donald Trump, contestando a decisão de afastá-la do cargo, um ato que aumentou os esforços de Trump para controlar a autoridade monetária do país.
De acordo com os documentos legais, o processo questiona a ação inédita e ilegal do presidente Trump para tirar a governadora Cook do posto, o que seria o primeiro episódio desse tipo na história do conselho do Fed, se permitido.
Nos últimos meses, o presidente Trump exigiu que o banco central reduzisse significativamente as taxas de juros, criticando duramente o presidente do Fed, Jerome Powell, por agir com lentidão e chegando a chamá-lo de “idiota”.
Apesar dessas pressões, o Fed optou por manter as taxas estáveis enquanto avaliava o impacto das tarifas comerciais de Trump nos preços.
Ao buscar remover Lisa Cook, Trump poderia colocar uma nova figura no conselho do Fed alinhada com suas políticas, com o objetivo de influenciar as decisões sobre as taxas de juros conforme seus interesses.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login