Mundo
EUA autorizam venda de mísseis à Ucrânia por US$ 825 milhões

O governo dos Estados Unidos aprovou a comercialização de 3.350 mísseis ERAM para a Ucrânia, que são usados para aumentar o alcance dos ataques aéreos, além dos equipamentos necessários, por um valor de 825 milhões de dólares (equivalente a 4,4 bilhões de reais).
O Departamento de Estado americano autorizou a operação, e a Agência de Cooperação para Segurança e Defesa dos EUA (DSCA), vinculada ao Pentágono, comunicou o Congresso, cuja aprovação final ainda é aguardada.
Durante a gestão do ex-presidente Joe Biden, os Estados Unidos se comprometeram a destinar mais de 65 bilhões de dólares (352 bilhões de reais) em suporte militar à Ucrânia, que enfrenta a invasão russa desde fevereiro de 2022.
O ex-presidente Donald Trump, cético em relação a essa ajuda, preferiu que a Europa assumisse maior responsabilidade no financiamento do apoio militar.
A aquisição feita por Kiev será financiada pela Dinamarca, Países Baixos e Noruega, com um aval de empréstimo concedido pelos Estados Unidos, conforme informado pela DSCA.
Segundo a DSCA, “essa proposta de venda fortalecerá a capacidade da Ucrânia para enfrentar ameaças atuais e futuras, preparando-a melhor para executar missões de autodefesa e garantir a segurança regional”.
Além disso, a medida “contribuirá para os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos ao reforçar a proteção de um país aliado que promove a estabilidade política e o desenvolvimento econômico na Europa”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login