Mundo
Tragédia com barco de migrantes na Mauritânia deixa 49 mortos

Um barco que levava migrantes afundou na costa da Mauritânia no começo da semana, causando a morte de pelo menos 49 pessoas e quase 100 estão desaparecidas, segundo anunciaram as autoridades nesta sexta-feira.
“Nossa equipe de resgate conseguiu salvar 17 indivíduos”, afirmou um representante da Guarda Costeira à AFP.
“Até agora, 49 corpos foram recuperados e enterrados. A busca continua”, acrescentou.
O acidente ocorreu na noite de terça-feira (26), quando os migrantes avistaram as luzes da cidade de Lemjhairat, localizada quase 80 quilômetros ao norte da capital da Mauritânia, e se movimentaram para um lado do barco, o que causou a sua capotagem.
De acordo com os sobreviventes, a embarcação havia saído da Gâmbia uma semana antes, com quase 160 pessoas a bordo, entre elas cidadãos do Senegal e da Gâmbia.
Quase 100 pessoas ainda estão desaparecidas, informaram veículos de imprensa locais.
A Mauritânia, um vasto país desértico com litoral atlântico no oeste da África, tem registrado um aumento recente no número de pessoas tentando emigrar para a Europa.
A perigosa travessia que liga os dois continentes é palco de inúmeras tragédias, devido às fortes correntes marítimas e à fragilidade das embarcações utilizadas.
Mais de 10.400 migrantes morreram ou sumiram tentando alcançar a Espanha por via marítima em 2024, conforme dados da organização não governamental Caminando Fronteras.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login