Notícias Recentes
Homem negro é morto a tiros após entrar com cachorro em mercado

Felipe Moraes Oliveira, um homem negro de 29 anos, foi fatalmente baleado por um segurança em um supermercado na manhã de terça-feira (26/8), em Santo André, região do ABC Paulista, São Paulo. A confusão começou quando Felipe entrou no supermercado Loyola acompanhado de seu cachorro e foi impedido por um segurança.
Durante a discussão, o segurança disparou um tiro que atingiu Felipe na barriga. Após o disparo, ele tentou fugir e pediu ajuda em uma farmácia próxima, onde os funcionários tentaram prestar os primeiros socorros até a chegada do atendimento médico. Entretanto, a vítima não resistiu ao ferimento e morreu no local.
Familiares e amigos afirmam que o atirador seria policial que trabalhava como segurança de forma extraoficial. O responsável pelo tiro foi detido temporariamente pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Santo André. A Secretaria da Segurança Pública esclareceu que ele não possui vínculo oficial com nenhuma força policial e que permanece detido enquanto as investigações continuam.
Popular entre as rodas culturais de Santo André, Felipe Moraes era multiartista, artesão e capoeirista. Em sua homenagem, uma página chamada Justiça por Felipe Moraes pede a condenação do autor do crime e destaca o impacto do racismo estrutural, a violência policial e o abandono das periferias, que contribuem para a interrupção prematura de vidas negras.
Deputadas da Bancada Feminista do PSol também se manifestaram, denunciando o racismo estrutural que faz com que jovens negros sejam mais vulneráveis à violência. Elas enfatizam a contradição entre a permissão para animais de estimação em estabelecimentos frequentados por classes altas e a tragédia sofrida por Felipe.
Um protesto exigindo justiça está programado para ocorrer em frente ao Supermercado Loyola na sexta-feira (29/8), às 18h.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login