Notícias Recentes
Profissionais da gestão
Cm o objetivo de valorizar o profissional formado em administração e dar mais celeridade na Administração Pública do DF, o deputado distrital Agaciel Maia (PTC) realizou ontem (8) uma audiência pública para debater o projeto de lei de sua autoria que propõe a obrigatoriedade de formação de curso superior em administração para ocupação de cargos de subsecretário de administração geral (SUAG) e diretor de administração geral (DAG). Além do parlamentar, participaram da mesa o presidente do Grupo Alô de Comunicações, Hélio Queiroz, e representantes do Conselho Regional de Administração (CRA-DF) e Conselho Federal de Administração (CFA).
Segundo Agaciel, é de extrema importância colocar profissionais qualificados na Administração Pública.“Os cargos já existem. A proposta é que para o preenchimento deles, se torne pré-requisito ser formado em administração. A regra só vale para os diretores de administração geral (DAG) e para os subsecretários de administração geral (SUAG) das secretarias de Governo. Então, é um pré-requisito que busca melhorar a eficiência desses dois cargos que já existem na Administração Pública do Distrito Federal. O problema é que muitas vezes são ocupados por pessoas sem a qualificação necessária. Por isso que o pré-requisito é muito importante”, defendeu.
De acordo com o criador do PL, para administradores regionais isso não vale. “Não vale para administradores, porque os cargos que não são escolhidos por voto popular, mas são indicações do governador, têm um relacionamento político muito grande. Tanto os DAG como os SUAG são cargos operacionais, ou seja, são técnicos e não são cargos políticos, por isso a exigência de ser formado em administração”, explicou.
Para Carlos Alberto Ferreira, presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-DF), as pessoas querem que as coisas funcionem e para isso é necessário que haja gestão. Segundo ele, no dia em que os administradores ocuparem os devidos cargos, tudo funcionará bem na Administração Pública. A distrital Eliana Pedrosa (PPS) também debateu o projeto e acha a ideia excelente. “Colocar o profissional certo no lugar certo é de extrema importância para que o Estado produza mais e melhor”, afirmou. De acordo com a deputada, a formação específica faz toda a diferença. O dia do administrador é comemorado hoje, 9 de setembro.
Fonte: Alô
Você precisa estar logado para postar um comentário Login