Mundo
Incêndio em protesto no leste da Indonésia causa 3 mortes

Três pessoas perderam a vida em um incêndio durante um protesto na cidade de Makassar, localizada no leste da Indonésia. O fogo foi iniciado por manifestantes em meio a um movimento que se espalha pelo país, motivado pela morte de um mototaxista atropelado por uma viatura policial.
O governo do presidente Prabowo Subianto enfrenta os protestos mais intensos desde sua posse, em outubro do ano passado.
O atropelamento do jovem por um veículo da polícia gerou grande indignação popular, levando milhares às ruas em diversas cidades, agravado também pelas dificuldades econômicas e a corrupção.
Na noite de sexta-feira, os protestos em Makassar, principal cidade do sul da ilha de Sulawesi, tornaram-se violentos. Manifestantes lançaram pedras e coquetéis molotov, provocando um incêndio em um prédio do conselho provincial e em diversos veículos.
Segundo o secretário do conselho de Makassar, Rahmat Mappatoba, três pessoas morreram no incidente, sendo duas no local e uma no hospital após ficarem presas no edifício em chamas.
Quatro pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. O secretário acusou os manifestantes de invadir o prédio para atear fogo e afirmou que a situação ultrapassou as expectativas das autoridades.
A capital Jacarta também viveu confrontos entre manifestantes e forças de segurança, que usaram gás lacrimogêneo para controlar a multidão.
Os protestos continuam no sábado em várias regiões, incluindo Bali, onde estudantes e mototaxistas protestaram em frente à delegacia, buscando chamar atenção internacional para questões como injustiça, corrupção e impunidade nos crimes cometidos pela polícia.
Outras manifestações ocorreram nas ilhas de Lombok e Java.
Sete policiais foram detidos pelo atropelamento do mototaxista. Eles enfrentarão um julgamento ético que pode durar uma semana, conforme informou o chefe da polícia nacional, Listyo Sigit Prabowo. Caso sejam considerados culpados, o caso poderá ser tratado como um crime.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login