Notícias Recentes
Lula pede ação popular contra anistia a bolsonaristas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta quinta-feira (4) para que a população se mobilize contra o que ele chama de “perigo” de o Congresso aprovar uma anistia para bolsonaristas condenados pela tentativa de golpe, incluindo possivelmente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) avalia o caso de Bolsonaro por uma suposta conspiração golpista, aliados dele estão tentando aprovar um projeto de lei para anistiar centenas de manifestantes punidos pelo ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
O movimento bolsonarista deseja que a anistia contemple também Bolsonaro (ex-presidente de 2019 a 2022) caso ele seja condenado na próxima semana, quando o STF decidirá se houve tentativa de impedir a posse de Lula após as eleições de 2022.
Lula afirmou em Belo Horizonte (MG) que, se for votada no Congresso, onde os conservadores predominam, “corremos o risco da anistia (…) a extrema direita ainda tem muita influência”.
“Essa luta precisa envolver também o povo”, enfatizou o presidente.
Mais de 600 pessoas já foram condenadas pelos acontecimentos de janeiro de 2023, momentos após a posse de Lula, que foram julgados pela Justiça como uma tentativa de golpe.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) considera o levante em Brasília como uma última tentativa do bolsonarismo para se manter no poder.
Com o julgamento de Bolsonaro perto do fim, as negociações para incluir a votação da anistia na agenda do Congresso ganharam força nesta semana.
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, que decide sobre a votação da proposta, disse que ainda não há definição quanto ao tema.
Bolsonaro, inelegível até 2030, alega inocência e diz ser vítima de perseguição política. Se for condenado pelo STF, poderá pegar mais de 40 anos de prisão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login