Notícias Recentes
Fernando Dueire evita falar sobre vaga para o Senado antes de definir federação

Fernando Dueire, senador pelo MDB de Pernambuco, falou sobre as negociações para formar a federação entre Republicanos e MDB e comentou o cenário para as eleições ao Senado em 2026. Ele participou do Fórum Nordeste 2025, realizado no Recife, nesta segunda-feira (1º).
Sobre a criação da federação entre Republicanos e MDB, Dueire ressaltou a importância de ambos os partidos se unirem para fortalecer suas bases.
“Não podemos colocar uma coisa antes da outra. Há uma conversa em andamento e estamos otimistas para chegar a um acordo. Se isso acontecer, então analisaremos a participação na federação, tanto para cargos proporcionais estaduais e federais quanto para a vaga majoritária. Mas primeiro vêm as conversas, que são a base do processo”, explicou.
Disputa pela vaga ao Senado
Com a possibilidade da federação, há especulação sobre a disputa da vaga ao Senado entre Fernando Dueire (MDB) e Silvio Costa Filho (Republicanos), que já demonstrou interesse na candidatura ao Senado.
“Todos torcem para que a federação se concretize, mas é preciso um entendimento nacional que respeite as particularidades de cada estado. Primeiro vem esse acordo, depois a definição das chapas proporcionais e majoritárias”, comentou o senador.
Ele ainda destacou o respeito pelo deputado Silvio Costa Filho, a quem considera amigo, mas prefere deixar a discussão sobre a candidatura para o próximo ano. “Cada coisa tem seu momento. Atualmente, estou cumprindo meu mandato e focado em trabalhar pelas pautas nacionais e regionais, tanto no Nordeste quanto em Pernambuco. Não quero me desviar desse compromisso por uma disputa que será só no final do próximo ano. Qualquer coisa diferente disso seria ansiedade que atrapalha meu trabalho hoje”, afirmou.
Dueire também declarou que a federação é bem-vinda, porém as conversas sobre as candidaturas majoritárias e proporcionais ficarão para o próximo ano, se a federação acontecer.
O Fórum Nordeste 2025 contou com o patrocínio do Banco do Nordeste, Suape, FMC, Sudene, Copergás e Neoenergia, além do apoio do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Fertine e NovaBio. O suporte técnico foi do Sindaçúcar-PE, e o evento foi organizado pelo Grupo EQM.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login