Economia
Anthropic restringe uso de IA para empresas da China

A empresa de Inteligência Artificial (IA) Anthropic está aumentando as limitações de uso de seus serviços para organizações chinesas, abrangendo agora também suas subsidiárias no exterior. Essa medida visa garantir a segurança nacional.
Conhecida pelo chatbot Claude e respaldada pela Amazon, a Anthropic destaca seu compromisso com a segurança e o desenvolvimento responsável da IA.
Empresas com sede na China, Rússia, Coreia do Norte ou Irã estão proibidas de acessar os serviços comerciais da Anthropic por conta de riscos legais, regulatórios e de segurança. Antes, algumas dessas empresas conseguiam utilizar os produtos da companhia por meio de suas subsidiárias estrangeiras para criar aplicativos e serviços que poderiam fortalecer operações militares e de inteligência adversárias ou apoiar regimes autoritários.
A Anthropic, avaliada em 183 bilhões de dólares (aproximadamente 998 bilhões de reais), anunciou que a nova política de restrição envolve entidades cujo controle acionário, direto ou indireto, por proprietários nos países restritos, ultrapasse 50%. Tais subsidiárias serão afetadas, independentemente de sua localização.
Enquanto isso, serviços da OpenAI, concorrente da Anthropic, como o ChatGPT, também não estão disponíveis na China, fomentando o desenvolvimento de modelos de IA nacionais por empresas como Alibaba e Baidu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login