Mundo
Anutin Charnvirakul é eleito primeiro-ministro da Tailândia

Anutin Charnvirakul, um influente empresário do setor imobiliário, foi escolhido nesta sexta-feira (6) pelo Parlamento da Tailândia para assumir o posto de novo primeiro-ministro do país.
Ele conseguiu 331 votos, garantindo uma maioria significativa entre os 492 membros da Câmara Baixa da Assembleia Nacional da Tailândia, segundo os resultados oficiais divulgados.
O vice-presidente da Câmara, Chalad Khamchuang, anunciou: “O Parlamento aprovou a nomeação de Anutin Charnvirakul como primeiro-ministro”.
Mais cedo naquele dia, o ex-primeiro-ministro e empresário Thaksin Shinawatra — que teve seu partido afastado do poder em uma votação parlamentar — deixou o país em um jato particular. Thaksin informou em sua rede social X que saiu da Tailândia para realizar exames médicos em Singapura, mas seu voo foi desviado para Dubai devido ao fechamento de um aeroporto.
A formação do novo governo estava difícil na Tailândia desde que Paetongtarn Shinawatra, filha de Thaksin e primeira-ministra desde agosto de 2024, foi destituída recentemente devido a sua condução da crise com o Cambodja.
Com respaldo da oposição, Anutin Charnvirakul — antes aliado do clã Shinawatra — era apontado como favorito ao cargo máximo do país.
O político, que tem 58 anos, lidera o Partido Bhumjaithai e possui experiência como vice-primeiro-ministro, ministro do Interior e ministro da Saúde. Ele é especialmente conhecido por ter cumprido a promessa de legalizar a maconha em 2022.
Além disso, liderou as ações contra a pandemia da covid-19 na Tailândia, cuja economia depende fortemente do turismo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login