Conecte Conosco

Notícias Recentes

Lia de Itamaracá deixa cargo de Secretária de Turismo, Cultura e Eventos

Publicado

em

Lia de Itamaracá, reconhecida cirandeira, comunicou na noite de quarta-feira (4) sua saída do cargo de Secretária da Secretaria de Turismo, Cultura e Eventos da Ilha, através de nota publicada em suas redes sociais.

A decisão ocorreu após ela ter recusado a aprovação para contratação de bandas e artistas na abertura do festival “Verão na Ilha”. Lia afirmou que a promessa de valorizar artistas da cultura popular não foi cumprida pela administração municipal, liderada pelo prefeito Paulo Galvão (PSD).

No dia 3, Lia de Itamaracá já havia divulgado uma nota explicando que, até aquela data, não participou nem sua equipe das ações e eventos da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, enfatizando que sua atuação na pasta de cultura foi anulada.

Essa situação se manteve desde janeiro deste ano, quando a artista relatou que, mesmo após alguns dias à frente da gestão, não foi contatada para reuniões ou respostas pela equipe da Secretaria, que alegou estar enfrentando uma emergência devido a problemas da administração anterior.

Lia de Itamaracá expressou em sua nota: “Queridos amigos e população de Itamaracá, estou deixando o governo municipal, mas não a cultura. Meu compromisso com a cultura popular e seus representantes continua vivo e presente em minha vida.

Após os desafios enfrentados na função de Secretária, recebi hoje a notícia da minha exoneração pelo prefeito Paulo Galvão. Atualmente estou em São Paulo, me preparando para apresentações futuras. Reafirmo minha dedicação e o respeito conquistado ao longo de mais de 70 anos de carreira, como mulher e representante da cultura pernambucana no mundo.

Não poderia agir diferente. Não apoiei projetos nos quais não tinha opinião nem poder de decisão, apesar de titular da pasta. Minha equipe também foi ignorada na alocação dos recursos para contratação de bandas para eventos na cidade, eventos sem participação de artistas da cultura popular. Além disso, fui desrespeitada com uma exoneração temporária numa manobra administrativa.

Na próxima semana, terei uma reunião com o Ministério Público de Pernambuco para discutir esses assuntos. Como gestora pública convidada para o cargo, mas sem poder exercer plenamente, é meu dever agir assim.

Continuarei caminhando com minha ciranda, lado a lado com minha Ilha. Lia não se cala, não se curva, e ninguém desmerece ou desrespeita Lia de Itamaracá.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados