Conecte Conosco

Economia

Metade das atividades industriais apresentou queda de preços em julho, aponta IBGE

Publicado

em

A redução de 0,30% nos valores dos produtos industriais na saída da fábrica em julho ocorreu devido à diminuição nos preços em 12 das 24 atividades avaliadas, conforme divulgado pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Murilo Alvim, gerente do IPP no IBGE, explica que houve equilíbrio entre as atividades com aumento e queda de preços em julho, mas a deflação foi menos intensa que no mês anterior, quando o índice registrou queda de 1,27%.

Ele destaca que a principal influência para o resultado geral da indústria veio do setor de alimentos, que apresentou uma forte redução e foi determinante para a queda do índice. Retirando os alimentos da conta, as outras atividades somadas tiveram um pequeno impacto positivo de 0,03 ponto percentual, indicando que a maior parte da queda do IPP no mês está vinculada ao recuo nos preços dos alimentos.

Em julho, os alimentos tiveram uma redução de 1,33% nos preços, sendo a maior contribuição para a deflação mensal de 0,33 ponto percentual.

Murilo também ressaltou que o preço do café caiu significativamente, influenciado pelos menores custos de produção devido ao início das novas colheitas no país. O grupo de torrefação e moagem de café registrou a maior queda mensal desde o começo da série histórica, com baixa de 6,20% em julho. O recuo nos preços dos sucos de laranja e dos derivados de soja também impactou esse resultado, produtos estes que são exportados e, portanto, sofrem variações cambiais.

No setor industrial, o segmento de metalurgia teve os preços reduzidos em 1,65%, o que diminuiu em 0,11 ponto percentual o índice geral do IPP. Por outro lado, as maiores pressões para alta vieram das indústrias extrativas, com aumento de 2,42% e impacto positivo de 0,10 ponto percentual, além da fabricação de máquinas e equipamentos, que cresceu 1,40%, contribuindo com 0,06 ponto percentual ao índice.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados