Economia
Galípolo agradece Haddad pelo apoio ao Banco Central e alerta sobre falta de pessoal

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, expressou sua gratidão ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (5), pelo seu recente apoio público à autonomia do BC.
Na última quarta-feira (3), Haddad manifestou preocupação em relação à tentativa de líderes do Progressistas e outros partidos do Centrão que buscam acelerar a aprovação de uma proposta que possibilitaria ao Congresso destituir o presidente e diretores da autarquia.
Galípolo ressaltou a importância da autonomia financeira do Banco Central e destacou a escassez de pessoal como um obstáculo preocupante.
“Temos destacado há algum tempo o quanto isso é essencial para que possamos trabalhar nas mesmas condições que a maioria dos bancos centrais no mundo,” afirmou Galípolo.
O presidente do BC explicou que, devido à insuficiência de pessoal, é necessário o remanejamento de colaboradores para integrar forças-tarefa, como a atual, que tem o objetivo de elaborar e aplicar medidas para reforçar a segurança do Sistema Financeiro Nacional (SFN).
Ele acrescentou que essa situação limita a capacidade do BC de realizar outras entregas importantes, como projetos de inovação.
“Esse é um dilema clássico estudado por muitos cientistas políticos, mas no sistema financeiro, a segurança é sempre uma prioridade máxima. Em alguns momentos, mesmo não afetando diretamente nenhum cidadão ou cliente, a integridade do sistema financeiro não pode ter qualquer tipo de vulnerabilidade,” concluiu Galípolo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login