Conecte Conosco

Notícias Recentes

PM captura 8 foragidos usando reconhecimento facial na Arena Corinthians

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) deteve oito indivíduos durante recentes partidas do Corinthians em Itaquera, bairro da zona leste de São Paulo. As detenções ocorreram quando os suspeitos tentavam entrar no estádio, resultado do programa Muralha Paulista, que realiza a identificação de mandados de prisão em aberto por meio de reconhecimento facial.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), três prisões ocorreram no domingo, 31 de agosto, antes do clássico contra o Palmeiras. Os foragidos foram identificados na entrada do estádio e levados pela polícia até o posto de comando da PM.

Dois dos detidos tinham mandados pendentes por não pagamento de pensão alimentícia, enquanto o terceiro respondia por estelionato. Eles foram encaminhados aos Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Guarulhos, região metropolitana, e Pinheiros, na zona oeste da capital.

Outras prisões ocorreram no dia 16 de agosto, durante o jogo contra o Bahia na Neo Química Arena. Entre os detidos, um era procurado por roubo e tinha histórico de tráfico de drogas, e outro por receptação com antecedentes por roubo. Três pessoas restantes tinham mandados relacionados a dívidas de pensão alimentícia.

Programa Muralha Paulista

A SSP emprega a tecnologia de reconhecimento facial para reforçar a segurança em grandes eventos esportivos. Nos jogos, o sistema monitora em tempo real a venda de ingressos e potenciais riscos.

O mecanismo verifica se a aquisição dos bilhetes foi feita por cambistas, com documentos falsos, por terceiros, ou se o comprador possui mandado de prisão, descumpre ordens judiciais, ou está registrado como desaparecido. Em caso de alerta, o acesso é bloqueado e a polícia realiza a abordagem.

Desde sua implantação, o sistema já foi utilizado em 50 eventos, resultando em 214 prisões de procurados, 130 casos de descumprimento de medidas cautelares e mais de 1,5 milhão de torcedores monitorados.

Além do estádio do Corinthians, essa tecnologia é aplicada também no estádio do Palmeiras e em grandes eventos como festivais musicais e o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados