Mundo
EUA vão parar ajuda militar para países perto da Rússia

Os Estados Unidos decidiram acabar com a ajuda militar oferecida aos países europeus que ficam próximos da Rússia, em um momento em que o continente é pressionado a ter maior responsabilidade na sua própria defesa, confirmou um representante de um desses países nesta sexta-feira (5).
Vaidotas Urbelis, diretor de política de defesa do Ministério da Defesa da Lituânia, falou à imprensa: “Na semana passada, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos comunicou aos países que, a partir do próximo ano fiscal, o financiamento será completamente cortado”.
Essa decisão acontece enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trabalha para tentar encerrar a invasão russa da Ucrânia, que já dura mais de três anos.
Urbelis confirmou as informações que foram divulgadas nos jornais The Washington Post e Financial Times, que citaram fontes não identificadas apontando que essa medida faz parte dos planos de Trump para reduzir os gastos americanos no exterior.
De acordo com o The Washington Post, os cortes podem somar centenas de milhões de dólares.
No caso da Lituânia, a redução afetará a compra de armas e equipamentos dos EUA, além dos treinamentos, mas não afetará a presença de tropas americanas na região, que é custeada por outro orçamento, explicou Urbelis.
Há bastante tempo, Trump demonstra dúvidas sobre os gastos dos EUA em defesa na Europa e na ajuda à Ucrânia, pressionando alguns aliados mais próximos para que participem mais ativamente nessas questões.
O ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, disse ao jornal Postimees que acha essa ação dos EUA um sinal bem negativo para o relacionamento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login