Notícias Recentes
Câmara inicia depoimentos no processo contra Carla Zambelli

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai iniciar na próxima semana os depoimentos das testemunhas relacionadas ao processo de cassação da deputada Carla Zambelli (PL-SP).
Na quarta-feira, dia 10, estão previstos os depoimentos de Walter Delgatti Neto, conhecido como o “hacker de Araraquara”, às 10h, e de Michel Spiero, assistente técnico da defesa da parlamentar, às 14h.
As testemunhas indicadas pela defesa incluem o perito judicial Eduardo Tagliaferro e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio. O objetivo é provar que Zambelli está sendo alvo de perseguição política.
Eduardo Tagliaferro já foi assessor do ministro Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e fez acusações contra o ministro sobre adulteração de documentos usados pela Polícia Federal (PF).
Oswaldo Eustáquio é suspeito de envolvimento em tentativas de golpe de Estado. Ambos estão fora do país e têm pedidos de extradição feitos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O processo contra Carla Zambelli foi enviado para a CCJ em junho pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), com o deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR) como relator.
A comissão vai analisar o caso para, em seguida, submetê-lo à votação no plenário da Câmara, onde são necessários 257 votos para a derrubada do mandato.
Em maio, o STF condenou Zambelli a dez anos de prisão pelo ataque ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela contratou Delgatti para realizar a invasão, que também foi condenado e está preso. Além da pena de prisão, o STF determinou a perda do mandato da deputada.
Após a condenação, Carla Zambelli fugiu para a Itália, foi presa e está detida no Complexo Penitenciário de Rebibbia, em Roma, onde enfrenta um processo de extradição. A prisão preventiva foi decretada pelo STF devido à fuga.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login