Mundo
Cinco tremores no Afeganistão deixam 10 pessoas feridas

Uma sequência de tremores no leste do Afeganistão durante o último fim de semana resultou em pelo menos 10 novos feridos e danos a propriedades, de acordo com autoridades locais na sexta-feira (5).
Cinco tremores rasos – o mais forte medindo 5,6 na escala Richter – foram registrados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) entre a noite de quinta-feira e a manhã de sexta-feira.
Alguns desses tremores foram sentidos em Cabul e Islamabad, capital do vizinho Paquistão.
O porta-voz da agência nacional para desastres, Mohammad Hammad, informou à AFP que 10 pessoas ficaram feridas em oito províncias afetadas, incluindo as já prejudicadas Kunar, Nangarhar e Laghman. O total de feridos desde o terremoto inicial do fim de semana ultrapassa 3.700.
Outro tremor, com magnitude 5,2, atingiu a mesma região na tarde de sexta-feira, conforme dados do USGS.
Mais de 2.200 pessoas morreram após o terremoto de 6,0 graus atingir a região leste do Afeganistão logo antes da meia-noite de domingo, sendo o mais letal das últimas décadas no país.
Na província de Nuristão, ao norte de Kunar, Enamullah Safi, um morador, disse que ele e outros moradores deixaram suas casas correndo durante as réplicas durante a noite.
“Todos estavam com medo. Ainda estamos assustados e evitamos retornar para nossas casas”, relatou à AFP este cozinheiro de 25 anos. Ele contou que passou a noite encolhido sob um cobertor com várias pessoas para se aquecer na fria região montanhosa.
O desastre ocorre em um momento em que o Afeganistão enfrenta diversas crises acumuladas após anos de guerra, incluindo pobreza intensa, uma seca severa e o retorno de milhões de afegãos expulsos dos países vizinhos Paquistão e Irã após a ascensão dos talibãs ao poder em 2021.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login