Mundo
Hamas está pronto para negociar cessar-fogo em Gaza após proposta dos EUA

O Hamas anunciou neste domingo que, através de intermediários, recebeu propostas dos Estados Unidos para permitir um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Em seu comunicado, o grupo expressou apoio a qualquer iniciativa que ajude a parar os ataques e declarou estar preparado para iniciar negociações imediatamente.
De acordo com a nota, o Hamas está disposto a negociar a libertação de todos os prisioneiros, desde que haja, em troca, uma declaração clara de fim da guerra, a saída completa das tropas israelenses da região e a formação rápida de um comitê independente de palestinos para administrar o local.
O comunicado destaca que um acordo só será possível se houver garantias públicas e claras de que Israel cumprirá o compromisso, para evitar que situações anteriores se repitam. Como exemplo, o documento mencionou uma proposta feita em 18 de agosto no Cairo, baseada numa iniciativa americana, que foi aceita pelo Hamas, mas não recebeu resposta por parte de Israel. O grupo acusou Israel de continuar com ataques violentos e limpeza étnica mesmo após essa tentativa de negociação.
Essa declaração foi dada poucas horas depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informar que Israel já aprovou as condições apresentadas por Washington para acabar com o conflito. Trump também alertou o Hamas sobre possíveis consequências caso o grupo não aceite os termos, chamando esse aviso de “último”.
O comunicado do Hamas também afirmou que seguirá mantendo contato constante com os mediadores internacionais para transformar as propostas em um acordo eficaz e abrangente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login