Centro-Oeste
Queimadas no Distrito Federal atingem área equivalente a 574 campos de futebol

O 7 de setembro no Distrito Federal, tradicionalmente marcado pela celebração da Independência do Brasil, foi também registrado por grandes incêndios florestais. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), no domingo (7/9), foram combatidos focos de incêndio que atingiram 546 hectares de vegetação, o que corresponde a cerca de 574 campos de futebol.
Este foi o terceiro maior volume de área queimada em 2025, ficando atrás apenas dos dias 16 de agosto (916 hectares) e 17 de agosto (656 hectares). As equipes do CBMDF responderam a 42 chamados relacionados a incêndios em vegetação neste mesmo dia. A recorrência desses incêndios está diretamente ligada ao clima seco predominante na capital federal.
É importante notar que os dados contabilizam exclusivamente incêndios ocorridos em áreas com vegetação real. Queimadas controladas, como fogo em lixo, madeira acumulada ou entulho, não entram nas estatísticas oficiais.
Orientações de Prevenção
- Evite queimar lixo, folhas secas ou restos de poda.
- Não utilize fogo para limpar terrenos.
- Descarte corretamente bitucas de cigarro, evitando jogá-las em áreas com vegetação seca ou próximas a estradas.
- Ao acampar, faça fogueiras somente em locais autorizados e apague completamente antes de sair.
- Em áreas rurais, mantenha aceiros livres de vegetação ao redor de plantações, pastagens e construções.
- Evite acumular vegetação seca perto de residências, postes, cercas e vias públicas.
- Converse com familiares, vizinhos e trabalhadores sobre os riscos e métodos de prevenção.
- Em casos de incêndio, contate imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
- Só tente conter o fogo se estiver equipado e treinado para isso, evitando colocar a própria segurança em risco.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que, ao longo da semana, o Distrito Federal permanecerá em estado de alerta amarelo devido à baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 30% e 20%, o que contribui para um maior risco de incêndios florestais.
Para o período entre segunda-feira (8/9) e sexta-feira (12), a umidade mínima deverá ser de 20%, enquanto que nos dias intermediários, terça (9), quarta (10) e quinta (11), o índice estará em torno de 25%.
Com a queda da umidade, é recomendado evitar exposição ao sol nos horários de maior calor, além de restringir atividades físicas entre 10h e 16h, conforme orientações do Ministério da Saúde. Também é aconselhável manter a hidratação adequada, consumindo bastante água ao longo do dia, e evitar o consumo de bebidas que possam aumentar a diurese, como café e álcool.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login