Centro-Oeste
Veja a explosão no barco de ativista do Distrito Federal rumo a Gaza
A explosão no barco em que o ativista brasiliense Thiago Ávila, defensor da causa palestina, seguia para Gaza foi registrada por câmeras de segurança. Conforme relatos da tripulação, um drone lançou uma bomba contra a embarcação.
O incidente ocorreu na segunda-feira (8/9), com o barco fazendo parte de uma frota que transporta ajuda humanitária para Gaza. Além do ativista brasileiro, a missão conta também com a participação da sueca Greta Thunberg. A origem do ataque, que felizmente não causou vítimas fatais, permanece desconhecida.
Esta é a segunda vez que Thiago Ávila participa de uma operação humanitária rumo a Gaza. “Cinco meses atrás, lembro do mesmo cheiro, quando atacaram o Conscience”, relembra o ativista.
Durante uma vigília noturna, testemunhas observaram um drone se aproximar e soltar um dispositivo explosivo na proa do barco. O artefato incendiário teria atingido uma pilha de salva-vidas.
Thiago Ávila relatou que a embarcação está ancorada a 150 metros do porto de Túnis, na capital da Tunísia. Ele contou que foram necessários cinco minutos para controlar o fogo e que toda a tripulação está em segurança.
Ataque registrado por câmeras
Câmeras de segurança a bordo do Family Boat capturaram o instante em que o barco da coalizão Global Sumud Flotilla (GSF) foi bombardeado por um drone. A embarcação ostentava bandeira de Portugal e transportava seis tripulantes no momento do ataque.
Nenhuma pessoa ficou ferida e o incêndio foi rapidamente controlado. Em conversa com a mídia, a esposa de Thiago, Lara Souza, informou ter falado rapidamente com o ativista, que está bem. “Ainda não sei quem estava a bordo, só recebi a notícia de que estão todos seguros”, afirmou.
A GSF confirmou oficialmente que a embarcação foi atingida próximo da Tunísia, ao retornar de Gaza. Um vídeo mostra o momento da explosão e inclui o narrador dizendo: “Acabaram de explodir um dos nossos barcos aqui. Estava dormindo e vi a explosão.”
Segunda missão humanitária
O barco partiu de Barcelona, Espanha, em 31 de agosto com o objetivo de estabelecer um corredor de ajuda humanitária para a Palestina. No total, 80 barcos de 44 países compõem este esforço.
Esta é a segunda missão de Thiago Ávila para Gaza. Em junho deste ano, ele esteve a bordo do barco Madleen com outros 11 ativistas internacionais, mas foram detidos pelo exército israelense e posteriormente deportados.
Perfil de Thiago Ávila
Thiago Ávila, 38 anos, é um ativista que participa da Coalizão Flotilha da Liberdade, focada em levar ajuda humanitária à Palestina. Sua trajetória como ativista começou em 2005, incluindo incursões no Líbano para documentar os efeitos dos ataques israelenses.
Ávila também usa as redes sociais para compartilhar relatos dos projetos em que atua e para mostrar realidades de zonas de conflito.
No ano de 2024, ele participou do velório do líder do Hezbollah, Seyyed Hassan Nasrallah, e esteve em Teerã, Iran, em uma conferência internacional onde apresentou condolências pelo falecimento do então presidente Ebrahim Raisi.
Recentemente, Ávila viajou novamente em barco para Gaza com outros ativistas para levar auxílio humanitário, porém, mais uma vez, a missão não foi concluída.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login