Notícias Recentes
Moraes vota pela condenação de Bolsonaro e repercute internacionalmente
O voto do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teve ampla repercussão na imprensa internacional.
A manifestação do magistrado abriu a sessão da Primeira Turma nesta terça-feira, que revisitou o julgamento da ação penal envolvendo a trama golpista. Ainda aguardam votação os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Carmén Lúcia e Cristiano Zanin.
Após o término da sessão matutina, a agência internacional Reuters destacou que Moraes definiu o ex-presidente Bolsonaro como líder de um grupo criminoso que tentou anular as eleições de 2022, ao proferir o voto inicial na fase decisiva do julgamento.
O jornal ressaltou que as acusações são fruto de uma extensa investigação que revelou supostos planos conspiratórios, incluindo tentativas de envenenamento do presidente Lula e de seu vice, além de ameaças contra Moraes, que coordenou as eleições de 2022 e preside os processos relacionados ao golpe.
Durante seu voto, o ministro utilizou uma apresentação de slides para detalhar as ações da liderança do governo Bolsonaro na conspiração golpista.
Ele citou desde o uso de órgãos públicos, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para monitorar adversários e promover ataques ao Poder Judiciário e ao sistema eleitoral, até eventos públicos do governo, incluindo a transmissão ao vivo que questionava as urnas eletrônicas, encontros com embaixadores e a manifestação de 7 de setembro de 2021.
Além disso, mencionou as ações golpistas ocorridas após o segundo turno das eleições de 2022, destacando o uso da estrutura da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Você precisa estar logado para postar um comentário Login