Conecte Conosco

Notícias Recentes

PT vai criticar forte Tarcísio em propaganda de TV em São Paulo

Publicado

em

O PT vai intensificar as críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, nas inserções estaduais do partido.

As peças publicitárias terão ataques diretos a Tarcísio, associando-o à alta das tarifas influenciada pelos EUA, a uma postura favorável a Trump e a interesses dos ricos. A privatização da Sabesp, empresa responsável pela água e saneamento em São Paulo, também será alvo das críticas.

O material foi produzido antes de Tarcísio participar da manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no último domingo, onde o governador aumentou a agressividade, chamou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de “tirano” e uma bandeira dos Estados Unidos foi hasteada entre os manifestantes.

São Paulo foi o único estado onde a propaganda partidária reservou espaço para confronto político direto com um adversário do PT. Nas outras regiões, os anúncios estaduais destacam os feitos do governo Lula e são apresentados sob a perspectiva local.

Lula já reconheceu, em reunião ministerial realizada no fim de agosto, que Tarcísio será um dos seus oponentes na eleição de 2026 e que o PT verá o governador como um adversário central.

Segundo o jornal O Globo, apesar dessa estratégia, o Palácio do Planalto tem evitado que Lula faça críticas diretas a Tarcísio, após a participação do governador paulista no ato pró-Bolsonaro.

Uma parte do governo avalia que as críticas devem ser moderadas para não projetar Tarcísio nacionalmente. Esses membros argumentam que não é função do presidente da República criticar diretamente um governador.

O foco das críticas públicas tem sido delegado a dois auxiliares principais de Lula, os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil) e ao próprio PT.

Rui Costa se pronunciou publicamente em duas ocasiões na segunda-feira para condenar a atuação de Tarcísio. Em uma delas, chamou o governador de “desequilibrado” e em outra declarou “nunca ter presenciado algo igual” ao se referir ao uso da bandeira dos EUA na manifestação do Dia da Independência do Brasil.

“O que vimos ontem, me desculpe, foi uma pessoa descontrolada, atacando ministros do Supremo Tribunal Federal, atacando as instituições do país”, afirmou Rui Costa em entrevista à GloboNews.

No domingo, a ministra Gleisi Hoffmann declarou que Tarcísio estava defendendo os inimigos da nação ao participar de uma manifestação pró-Donald Trump.

“O governador Tarcísio foi a um ato pró-Trump para apoiar aqueles que traíram o país e querem impunidade por quem tentou derrubar a democracia. Ele precisa entender que a verdadeira tirania é o que esses grupos pretendiam impor, não as decisões do STF tomadas com base no devido processo legal. E o que a população já não suporta são as ameaças da família Bolsonaro contra o Brasil”, disse a ministra.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados