Conecte Conosco

Mundo

Ajuda para Gaza enfrenta novo atraso para saída da Tunísia

Publicado

em

A frota que transporta ajuda humanitária para Gaza, atualmente ancorada ao largo da costa tunisiana, enfrentou um novo adiamento em sua partida para o território palestino bloqueado por Israel, informou nesta quarta-feira (10) um dos coordenadores, o ativista brasileiro Thiago Ávila.

“Vamos informar a vocês o momento ideal para zarpar, conforme as condições climáticas”, anunciou por megafone a uma multidão reunida na cidade de Sidi Bou Said, ao norte de Tunes, capital da Tunísia.

“Esperamos partir na manhã de amanhã [quinta-feira]”, acrescentou à AFP.

Na terça-feira, a frota Global Sumud (“sumud” significa “resiliência” em árabe) relatou ataques com drones a algumas embarcações do grupo.

A próxima parada prevista é o porto de Bizerta, localizado no norte do país, segundo relatos de vários participantes, e a frota pode chegar a reunir dezenas de barcos.

“Estamos fazendo todo o possível”, declarou Ávila aos ativistas presentes.

Mais de mil pessoas, muitas segurando bandeiras palestinas, foram à praia de Sidi Bou Said para apoiar a frota.

Essa demonstração em favor da causa palestina surgiu após dois barcos terem sido atacados por drones, conforme os organizadores que apresentaram vídeos como provas.

As embarcações estavam próximas a Sidi Bou Said, muito perto do Palácio Presidencial de Cartago, residência oficial do presidente tunisiano.

O Ministério do Interior da Tunísia classificou os ataques como “agressão premeditada” e abriu uma investigação para esclarecer os fatos denunciados pela frota.

Nos últimos dias, diversas embarcações com ajuda humanitária para Gaza chegaram ao país vindo de Barcelona, ponto de partida da frota no início do mês.

Na Tunísia, militantes pró-palestinos de diferentes nações planejam se unir ao movimento para seguir juntos rumo a Gaza.

Entre os participantes confirmados estão a ativista ambiental sueca Greta Thunberg e a atriz francesa Adèle Haenel.

Prevê-se que os barcos atinjam Gaza em meados de setembro para entregar a ajuda, após duas tentativas anteriores terem sido bloqueadas por Israel em junho e julho.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados