Conecte Conosco

Mundo

Gana aceita retorno de imigrantes da África Ocidental deportados dos EUA

Publicado

em

Gana concordou em receber imigrantes provenientes da África Ocidental que foram deportados dos Estados Unidos, conforme anunciado nesta quarta-feira (10) pelo presidente ganense, John Mahama.

O governo americano, sob a administração do ex-presidente Donald Trump, adotou a prática de enviar pessoas para países terceiros — muitos dos quais nunca viveram nesses locais — como uma medida rigorosa contra a imigração irregular. Esse procedimento incluiu o envio de centenas dessas pessoas para a prisão de segurança máxima Cecot, em El Salvador.

Mahama declarou que Gana aceitou acolher cidadãos da África Ocidental graças a um acordo regional que permite a livre circulação sem visto nessa área.

“Os Estados Unidos entraram em contato conosco solicitando a aceitação de cidadãos de terceiros países que estavam sendo deportados. Concordamos que os cidadãos da África Ocidental seriam acolhidos”, afirmou o presidente ganense.

Um grupo inicial de 14 indivíduos já chegou a Gana. Entre eles, havia diversos nigerianos, alguns dos quais já retornaram ao seu país natal, embora os detalhes das datas não tenham sido divulgados.

Gana tem historicamente sido um país que abriga imigrantes nigerianos. Entretanto, nos últimos tempos, ocorreram protestos em algumas cidades do país contra imigrantes dessa nacionalidade, que foram responsabilizados por um aumento da criminalidade.

Desde o início do mandato de Trump, a Casa Branca deportou cidadãos de terceiros países para nações como o Sudão do Sul, que enfrenta pobreza extrema e conflitos internos. Além disso, existem acordos semelhantes com Uganda, Ruanda e Essuatíni.

Na América Latina, países como El Salvador, Panamá e Costa Rica também aceitaram imigrantes deportados pelos Estados Unidos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados