Notícias Recentes
Julgamento da trama golpista volta nesta quinta às 14h
O julgamento sobre a trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) será retomado às 14h desta quinta-feira. A sessão da manhã foi adiada após o voto do ministro Luiz Fux se estender por mais de 11 horas, terminando depois das 22h30 de quarta-feira. Ainda faltam votar os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Na quarta-feira, Fux abriu divergência na Primeira Turma do STF ao votar para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro de cinco acusações, argumentando que não há provas de que ele tenha liderado essa trama golpista. Com isso, o placar parcial do julgamento ficou em 2 a 1 a favor da condenação do ex-presidente.
O ministro criticou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), apontando falhas na acusação, erros formais e inconsistências na cadeia de eventos apresentada, que poderiam provocar a anulação do processo.
A posição de Fux, considerada isolada até mesmo pelos advogados dos réus, contrasta com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino. Eles votaram pela condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio e deterioração de patrimônio tombado.
Apesar das divergências apresentadas, a firmeza do voto de Fux surpreendeu muitos observadores. Embora tenha absolvido o ex-presidente, o ministro condenou o general Braga Netto e o delator Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login