Conecte Conosco

Notícias Recentes

Julgamento da trama golpista volta nesta quinta às 14h

Publicado

em

O julgamento sobre a trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) será retomado às 14h desta quinta-feira. A sessão da manhã foi adiada após o voto do ministro Luiz Fux se estender por mais de 11 horas, terminando depois das 22h30 de quarta-feira. Ainda faltam votar os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Na quarta-feira, Fux abriu divergência na Primeira Turma do STF ao votar para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro de cinco acusações, argumentando que não há provas de que ele tenha liderado essa trama golpista. Com isso, o placar parcial do julgamento ficou em 2 a 1 a favor da condenação do ex-presidente.

O ministro criticou a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR), apontando falhas na acusação, erros formais e inconsistências na cadeia de eventos apresentada, que poderiam provocar a anulação do processo.

A posição de Fux, considerada isolada até mesmo pelos advogados dos réus, contrasta com os votos dos ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino. Eles votaram pela condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio e deterioração de patrimônio tombado.

Apesar das divergências apresentadas, a firmeza do voto de Fux surpreendeu muitos observadores. Embora tenha absolvido o ex-presidente, o ministro condenou o general Braga Netto e o delator Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, pelo crime de abolição do Estado Democrático de Direito.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados