Conecte Conosco

Notícias Recentes

STF: 1ª Turma decide condenar Bolsonaro e outros sete por golpe

Publicado

em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete envolvidos por crimes relacionados à organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito, dano ao patrimônio público e dano ao patrimônio histórico.

Anteriormente já havia maioria para condenar Mauro Cid e Braga Netto pela tentativa de golpe. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, encerrado nesta quinta-feira, 11, há consenso para condenar todos os oito acusados do núcleo central da trama golpista pelos cinco crimes indicados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em seu voto, Cármen Lúcia destacou que está comprovado que Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e candidato a vice na chapa de Bolsonaro, teve papel ativo no apoio ao golpe.

Braga Netto participou amplamente, enviando mensagens e garantindo a permanência dos manifestantes nos quartéis para promover coerção e violência”, afirmou a ministra.

Cármen Lúcia também ressaltou que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, colaborou com ideias que deram base à tentativa de golpe, desmentindo a tese de afastamento de Heleno do governo no final do mandato de Bolsonaro.

A ministra votou pela condenação completa de Paulo Sérgio, Ramagem, Almir Garnier e Mauro Cid pelos crimes citados.

Ao concluir, Cármen Lúcia ressaltou que a defesa da democracia é o que torna o Brasil um país valorizado.

Antes do voto da ministra, já haviam votado pela condenação dos envolvidos os ministros Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino.

O ministro Luiz Fux votou pela condenação apenas de Mauro Cid e Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição do Estado de direito, absolvendo os demais, inclusive Bolsonaro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados