Notícias Recentes
boric e petro comentam condenação de bolsonaro

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado causou repercussão entre líderes latino-americanos na noite de quinta-feira (11).
Após o resultado do julgamento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente do Chile, Gabriel Boric, expressou sua opinião em uma publicação nas redes sociais.
“Meu respeito à democracia brasileira, que resistiu a uma tentativa de golpe e agora julga e pune os culpados. Tentaram destruí-la, mas hoje ela se fortalece. A democracia sempre prevalece”, afirmou o presidente chileno.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também se manifestou. Compartilhando a notícia do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que criticou o julgamento, o líder colombiano enfatizou a importância da condenação.
“Todo golpista deve ser punido. Essas são as regras da democracia”, declarou Petro.
Mais cedo, o Palácio Itamaraty emitiu uma nota reforçando a independência do Poder Judiciário brasileiro, em resposta às críticas de Marco Rubio.
Julgamento
A Primeira Turma do STF concluiu nesta quinta-feira o julgamento da ação relacionada à tentativa de golpe.
Por quatro votos a um, os ministros condenaram Jair Bolsonaro e sete de seus aliados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de derrubada violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, além de dano qualificado pelo uso de violência, grave ameaça e depredação de patrimônio histórico.
A maioria dos réus recebeu penas superiores a 20 anos de prisão em regime fechado.
Embora a duração das penas tenha sido definida, Bolsonaro e os demais condenados não serão presos imediatamente. Eles têm o direito de recorrer da decisão para tentar revertê-la. Somente se todos os recursos forem rejeitados, as prisões poderão ser efetivadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login