Economia
Seminário discute futuro da gestão pública em Pernambuco

O Sindicato dos Gestores Governamentais de Pernambuco, SindGestor-PE, organiza hoje, sexta-feira (12), o II Seminário de Gestão Governamental de Pernambuco, no Empresarial JCPM Trade Center, Recife. O encontro, das 8h às 17h30, é dedicado a estratégias para inovar e fortalecer a administração pública estadual, com o tema “Fortalecimento da Gestão Governamental em Pernambuco: Inovação, Eficiência e Transparência para o serviço público futuro”.
Priscila Krause, vice-governadora, abriu o evento reforçando a importância dos servidores para o aprimoramento do serviço público.
“Vocês são servidores jovens, não pensem em aposentadoria. Pensem na próxima etapa de vida que irão influenciar. Aproveitem o dia a dia para transformar vidas de pessoas que ainda não conhecem, mas que precisam muito de nossa ação. Este é um povo forte e determinado”, disse ela.
Márcio Pochmann, presidente do IBGE e palestrante principal, destacou a importância da integração dos dados públicos para o planejamento estatal.
“Há um desafio com a soberania dos dados. O governo não pode elaborar políticas públicas sem reconhecer a força desses dados, que estão dispersos e precisam ser trabalhados juntos para uma visão mais ampla da realidade”, alertou.
A economista Tânia Bacelar, da Ceplan Consultoria, ressaltou a posição de destaque de Pernambuco na gestão pública do país.
“Pernambuco é referência em gestão pública nacionalmente, com experiências relevantes passadas e atuais. No Nordeste, destaca-se pela gestão em segundo grau educacional, sendo referência, enquanto outros estados como Ceará sobressaem no ensino fundamental”, afirmou.
Abertura
O evento contou com a participação da vice-governadora Priscila Krause, autoridades das secretarias de Administração, Educação, Segurança, Saúde, Fazenda e Planejamento, e órgãos como Condepe/Fidem. Também estiveram presentes a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet, o deputado e gestor governamental Renato Antunes (PL) e representantes do SindGestor-PE.
Programação
As atividades iniciaram às 8h com credenciamento. Às 9h, houve abertura oficial e instalação da mesa de honra.
Às 9h30, Márcio Pochmann apresentou “Cenários e Macrotendências para a Gestão Pública no Brasil”, com mediação de Fabrício Marques, secretário de Planejamento.
Após um coffee break, às 10h40, a economista Tânia Bacelar conduziu um debate sobre crescimento econômico do Nordeste e gestão pública, com participação de Daniel Oliveira (Seplag) e Pabllo Brandão (Sudene), mediado por Paula Guedes (Seplag).
Às 11h30, aconteceu o painel “Governança para Resultados: Como Alavancar a Eficiência em Todas as Esferas de Governo”, com profissionais de UPE, SAD e Prefeitura do Recife, sob a mediação de Bruno Cruz.
Após o almoço, às 13h30, foram entregues os prêmios Aqui Tem GGOV, com reconhecimento a projetos nas áreas de inovação, gestão de pessoas, políticas públicas e gestão estratégica.
Às 14h30 teve início o painel “Liderança no Serviço Público e a Construção de um Futuro Eficiente”, com a secretária de Administração Ana Maraíza, o professor Djalma Guimarães (UPE) e Wagner Lyra (IASSEPE), mediado por Andrea Xaves.
Em seguida, às 15h20, o secretário da Controladoria-Geral do Recife, Severino Andrade, apresentou o tema “Governança e Compliance no Setor Público: Caminhos para Transparência, Eficiência e Confiança”, com debate por Diego Moraes (SAD).
Às 16h10, o debate tratou das “Concessões Públicas e Inovação: Soluções Colaborativas para Desafios Sociais”, por Marcelo Bruto (SEPE), com participações especiais, mediado por Amanda Aires.
O seminário finalizou às 17h30 com um coffee break para os participantes. Os ingressos para a atividade foram totalmente vendidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login