Notícias Recentes
Bolsonaro condenado por tentativa de golpe: do cargo à prisão em 7 atos
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por 4 a 1, por liderar uma tentativa de golpe de Estado articulada entre 2021 e 2023.
Esta é a primeira vez na história do Brasil em que um ex-chefe de Estado e militares são sentenciados por atentar contra a democracia.
Veja os principais acontecimentos que levaram Bolsonaro do posto mais alto do país a uma pena de 27 anos e três meses de prisão.
Eleição
Jair Messias Bolsonaro, então membro do PL, foi eleito em 2018 com 55,13% dos votos válidos no segundo turno, superando Fernando Haddad (PT), que obteve 44,87%. Mais de 57 milhões de brasileiros confiaram a ele a presidência para o mandato de quatro anos.
Cortes na educação
Em 15 de maio de 2019, grandes manifestações ocorreram em diversas cidades brasileiras contra os cortes no orçamento da educação promovidos pelo governo. O Ministério da Educação (MEC) bloqueou verbas para universidades e institutos federais, provocando protestos significativos, como os que reuniram mais de 50 mil pessoas no Recife.
Pandemia de Covid-19
Com a chegada da pandemia em 2020, a vida mudou drasticamente, com medidas de isolamento social e incertezas sobre saúde e economia. Foram contabilizados mais de 39 milhões de casos e 716.626 mortes no Brasil, incluindo 23.302 em Pernambuco.
A gestão da pandemia pelo ex-presidente, marcada por atrasos na compra de vacinas e atitudes controversas, diminuiu sua popularidade. Em 2020, sua aprovação estava em 35%, caindo para 22% no fim de 2021, com reprovação de 53%.
Derrota eleitoral
Nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente pela terceira vez com 50,90% dos votos, contra 49,10% de Bolsonaro. Foi a disputa mais polarizada e apertada da história do país.
8 de janeiro de 2023
No dia 8 de janeiro de 2023, apoiadores do ex-presidente invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, causando danos e depredações. Investigações indicaram Bolsonaro como líder da organização criminosa que planejou a tentativa de golpe contra a democracia.
Os atos pediam intervenção militar, qualificando a ação como tentativa de golpe. Até dezembro de 2024, 310 pessoas foram condenadas pelos ataques que causaram prejuízo estimado em R$ 30 milhões.
Prisão preventiva
Em 4 de agosto de 2025, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, impondo restrições severas como o uso de tornozeleira eletrônica e impedimento de receber visitas, exceto advogados, além de proibido acesso a celulares e redes sociais.
Condenação final
Em 11 de setembro de 2025, a Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro e sete aliados. Ele recebeu uma pena de 27 anos e três meses em regime fechado pelos crimes de tentativa violenta contra a ordem democrática, dano ao patrimônio público, organização criminosa, entre outros. A defesa anunciou que irá recorrer da decisão.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login