Conecte Conosco

Centro-Oeste

Projeto gratuito ensina remo para mais de 300 pessoas no Distrito Federal

Publicado

em

O projeto Filhos da Nação oferece há oito anos aulas gratuitas de esportes de remo, como canoa havaiana e stand up paddle, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal. Agora, o projeto está entrando em uma nova etapa chamada “Ciclo Incentivado 2025-2026”, que permitirá ampliar seu alcance para atender mais pessoas.

Anteriormente, o Filhos da Nação atendia cerca de 30 alunos, com uma única aula mensal. Na nova fase, o projeto vai receber mais de 300 participantes, divididos em 10 turmas para atividades durante um ano. As aulas serão realizadas às terças pela manhã, quartas à tarde, e também na última quinta e sábado do mês, todas no Lago Paranoá, próximo à Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).

A coordenadora do projeto, Gabriela Speziali, destaca os benefícios do esporte a remo para a qualidade de vida dos alunos. “Com o projeto, as crianças e adolescentes aumentam o bem-estar, desenvolvem autoconfiança, autoestima e equilíbrio emocional, além de apresentarem redução nos sintomas de ansiedade e depressão”, explica Gabriela. “Também resgatam a esperança de um futuro cheio de novas oportunidades.”

Além das crianças e jovens de 6 a 18 anos que vivem em instituições de acolhimento e são acompanhados pela Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o projeto agora inclui 10 adultos com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Deficientes (Apaed) de Taguatinga e Ceilândia.

Os alunos participam de instituições como Lar São José, Lar Jesus Menino, Irmão Áureo, Casa de Ismael e Nosso Lar. O Filhos da Nação conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psicoterapeutas, atletas, educadores ambientais e diversos outros profissionais, além dos instrutores de canoa havaiana e stand up paddle.

Matheus Vieira, um dos professores, demonstra entusiasmo com a expansão do projeto: “Estamos muito animados por poder impactar mais vidas. O retorno dos alunos tem sido bastante positivo até agora.”

Esta ampliação do projeto só foi possível graças ao suporte de cinco patrocinadores: Neoenergia, Sicoob, Drogasil, BRB Seguros e Empresa Gestora de Ativos (Emgea). A execução do Filhos da Nação é feita pela Associação Brasil Melhor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados