Notícias Recentes
Novo comitê do SUS vai acompanhar tratamento para Atrofia Muscular

O Ministério da Saúde instituiu dois comitês, o Gestor e o Técnico Independente, para supervisionar a implementação da terapia gênica destinada ao tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), utilizando o medicamento Zolgensma no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com essa iniciativa, o Brasil passa a ser um dos seis países no mundo a oferecer esse tipo de tratamento via sistema público. Anteriormente, essa terapia, por seu alto custo, era uma das principais causas de ações judiciais contra planos de saúde.
A estratégia do Ministério da Saúde, em acordo com a farmacêutica Novartis Biociências, para a oferta deste tratamento no SUS envolve o compartilhamento de riscos, onde o sistema público realizará o pagamento da terapia apenas se houver comprovação de sua eficácia, garantindo o uso responsável dos recursos públicos.
O Comitê Gestor tem a tarefa de monitorar e avaliar a aplicação deste acordo, aprovar os centros de infusão e analisar os resultados clínicos. O Comitê Técnico Independente, composto por profissionais de saúde especializados, é responsável por confirmar a elegibilidade dos pacientes, avaliar os resultados clínicos e emitir pareceres sobre a segurança e eficácia do tratamento.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login