Mundo
OLP entrega armas do maior campo de refugiados palestinos no Líbano

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) entregou ao exército libanês, neste sábado (13), as armas do campo de refugiados de Ein El Hilweh, o maior do Líbano, pela primeira vez desde o início desta iniciativa, informou um responsável.
Dentro de um plano do governo para desarmar esses grupos, as facções da OLP nos campos de refugiados palestinos começaram a entregar armamentos ao exército do Líbano em 21 de agosto.
Durante uma visita a Beirute em maio, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, firmou um acordo com seu homólogo libanês, Joseph Aoun, que previa a entrega de todas as armas nos campos palestinos para as autoridades.
O Líbano abriga cerca de 222.000 refugiados palestinos, de acordo com a ONU, e a maioria reside em campos de refugiados. Por um acordo não oficial, as organizações palestinas governam esses locais onde o exército libanês não tem acesso.
No sábado, um representante da OLP, Abdelhadi al Asadi, declarou que caminhões carregados com armas do campo de Ein El Hilweh, no sul do Líbano, foram entregues ao exército libanês.
Veículos e soldados do exército do Líbano estavam posicionados próximos ao campo, próximo à cidade de Sidon, observou um fotógrafo da AFP. Os militares bloqueavam a aproximação de qualquer pessoa.
Asadi acrescentou que também foram entregues armas da OLP no campo de Baddawi, ao norte do Líbano. Essa é também a primeira vez que uma ação desse tipo ocorre nesse campo.
A OLP já entregou armamentos de campos como Mar Elias, Shatila e Burj al Barajneh em Beirute, assim como Rashidiye, Bas e Burj Shemali no sul do Líbano.
O Fatah, facção liderada por Abbas, é o grupo mais importante da OLP. O movimento islâmico Hamas e a Jihad Islâmica, aliados ao Hezbollah libanês, não integram a organização e ainda não revelaram a entrega de armamentos ao exército do Líbano.
Sob intensa pressão dos Estados Unidos, o governo do Líbano também incumbiu o exército de elaborar um plano para desarmar o Hezbollah pró-iraniano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login