Conecte Conosco

Mundo

Palestinos escapam da Cidade de Gaza a pé e em veículos

Publicado

em

Em uma estrada coberta de poeira, entre os destroços, uma longa fila de famílias deixando a Cidade de Gaza avança rumo ao sul do território palestino: algumas amontoadas em caminhonetes e carroças, outras andando a pé com bebês nos braços.

O Exército de Israel está realizando uma ofensiva na maior concentração da Faixa de Gaza, que é considerada um dos últimos refúgios do grupo islamista palestino Hamas, e pediu que a população deixe a área.

As autoridades israelenses estimam que um milhão de pessoas deixarão a Cidade de Gaza, situada no norte da Faixa, para se mudarem para o sul, região que já foi severamente afetada por quase dois anos de conflito.

No entanto, muitos moradores temem pela segurança no sul, já que áreas para onde foram orientados a se dirigir sofreram frequentes bombardeios por parte de Israel.

Na longa fila de evacuação, um homem passa em uma cadeira de rodas carregando uma criança, e outro caminha com dificuldade usando muletas. Muitas famílias exaustas levam seus pertences nos ombros ou na cabeça.

A maioria dos residentes de Gaza já foram deslocados várias vezes desde o início da guerra em 7 de outubro de 2023, decorrente de um ataque do Hamas contra Israel.

Mohamed Ghazal, 32 anos, que escapou do bairro Shujaiya na Cidade de Gaza, relatou que os ataques em sua região eram incessantes.

“Vivemos em um estado de pânico e medo extremo. Os bombardeios não pararam desde a madrugada, as explosões são fortes e os tiros continuam”, diz à AFP.

O Exército israelense informou que mais de 250.000 moradores já abandonaram a cidade no sábado, enquanto a Defesa Civil de Gaza reportou o número de 68.000.

Devido às restrições de comunicação na Faixa e às dificuldades de acesso físico, a AFP não pôde confirmar as informações de maneira independente.

Área de risco

Em Tel al Hawa, ao sudoeste da Cidade de Gaza, Um Ala Chaaban, 45 anos, relata que “os bombardeios não cessaram desde a manhã. Não dormimos a noite toda, os sons das explosões e tiros foram constantes”. Ela indica que tropas israelenses bombardearam várias casas.

Nos últimos dias, forças israelenses demoliram diversos edifícios residenciais na Cidade de Gaza, e o Exército declarou a intenção de acelerar ataques seletivos para destruir infraestruturas terroristas do Hamas e diminuir os riscos para suas tropas.

Domingo, informaram ter atacado outra torre que, segundo eles, era usada pelo Hamas como posto de vigilância para monitorar a localização de tropas na região.

A Defesa Civil informou que pelo menos 20 pessoas morreram em toda a Faixa de Gaza desde o amanhecer.

O porta-voz do Exército israelense para o público árabe, Avichay Adraee, lançou um alerta urgente aos moradores da região portuária de Gaza e do bairro Rimal, pedindo evacuação imediata para o sul.

A AFP também observou panfletos distribuídos na Cidade de Gaza avisando os habitantes de que estão em uma “área de combate altamente perigosa”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados