Conecte Conosco

Mundo

EUA aumentam voos de aviões espiões contra Venezuela

Publicado

em

O ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino López, declarou neste domingo (14) que os Estados Unidos intensificaram em agosto as operações com aviões espiões em território venezuelano. Além disso, navios de guerra americanos foram posicionados no Caribe, ação vista por Caracas como uma ameaça.

Segundo Padrino López, as operações de inteligência e vigilância passaram a ocorrer não só durante o dia, mas também durante a noite e madrugada, tendo seu número triplicado no mês de agosto.

Na noite de sábado, por exemplo, foram identificados aviões-tanque que reabasteciam aeronaves espiãs RC-135. Esses aviões são capazes de coletar e processar dados em tempo real a até 200 milhas de distância, abrangendo o espaço aéreo venezuelano.

Outro modelo frequentemente observado sobre o Caribe, próximo às costas da Venezuela, é o E-3 Sentry AWACS.

Na véspera, Caracas informou que militares americanos mantiveram retido por oito horas um barco de pesca navegando em águas venezuelanas do Caribe.

Padrino López ressaltou a movimentação dos Estados Unidos no Caribe, afirmando que há a intenção de gerar um conflito na região, algo que nem os venezuelanos nem os povos caribenhos desejam.

Os Estados Unidos justificam sua presença naval no Caribe alegando estar empenhados no combate ao tráfico de entorpecentes, buscando garantir a segurança marítima contra essas atividades ilícitas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados