Mundo
EUA vão manter pressão máxima sobre Irã, diz Marco Rubio a Israel

Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, garantiu nesta segunda-feira (15) em Israel que seu país continuará aplicando a maior pressão possível sobre o Irã para evitar que desenvolva uma arma nuclear.
“O presidente Donald Trump mantém uma campanha de pressão intensa”, afirmou Rubio durante uma coletiva ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Ele acrescentou que “a pressão econômica sobre o Irã será mantida até que eles mudem sua postura”.
Rubio destacou que um Irã nuclear sob o comando de um líder xiita radical, com potencial para possuir armas nucleares e mísseis capazes de atingir grandes distâncias, representa um risco inaceitável para Israel, os Estados Unidos e para o mundo.
Netanyahu conduziu em junho uma série de ataques contra o Irã, destruindo instalações nucleares e militares e eliminando vários cientistas do programa nuclear iraniano.
Essas ações ocorreram enquanto Trump explorava opções diplomáticas com o Irã, mas o presidente americano mudou sua estratégia e ordenou ataques contra instalações nucleares do país persa.
“A decisão do presidente Trump de atacar as instalações nucleares do Irã não foi somente uma medida militar estratégica”, afirmou Netanyahu, “mas também um recado para o mundo inteiro”.
O Irã, que sustenta que seu programa nuclear é pacífico, declarou que mais de mil pessoas perderam a vida durante o conflito de 12 dias.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login