Notícias Recentes
Divisão entre bolsonaristas e lulistas reflete opiniões sobre China e EUA, segundo pesquisa Nexus
A divisão entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está evidente nas opiniões sobre política internacional e comércio exterior, conforme indica uma pesquisa da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgada em 15 de maio de 2024.
O levantamento mostra que 72% dos bolsonaristas têm uma imagem positiva dos Estados Unidos, enquanto 61% dos lulistas possuem uma avaliação negativa do país. Sobre a China, essa tendência se inverte: 51% dos eleitores de esquerda aprovam o país asiático, enquanto 49% dos apoiadores de Bolsonaro o rejeitam.
“As perspectivas de mundo dos grupos lulista e bolsonarista são, de fato, distintas. Isso vai muito além das diferenças ideológicas, sendo uma polarização que ultrapassa aspectos demográficos e sociais”, analisa Marcelo Tokarski, CEO da Nexus. “A pesquisa revela uma diferença significativa, com mais de 40 pontos percentuais entre os grupos, indicando uma divisão acentuada no pensamento político.”
Dólar e Brics
Um dos temas mais controversos é a permanência do dólar norte-americano nas transações comerciais internacionais ou a busca por alternativas. Entre os bolsonaristas, 65% preferem manter o dólar, enquanto 25% apoiam novas opções. Já 58% dos lulistas defendem a mudança da moeda, e 27% querem manter o dólar.
Na cúpula do Brics realizada em agosto de 2023, Lula afirmou desejar uma moeda que permita negócios sem a necessidade do dólar, reforçando a expectativa de substituição da moeda americana.
Sobre a aproximação do Brasil com os Brics, 44% dos bolsonaristas querem distanciamento do bloco e 42% desejam maior aproximação. Entre os lulistas, 55% apoiam o bloco e 29% preferem afastamento.
Quanto às relações internacionais, 74% dos bolsonaristas defendem maior aproximação com os Estados Unidos, contra 19% que preferem a China. No campo lulista, 58% optam pela China, enquanto 26% favorecem os EUA.
Pontos de Concordância
Ambos os lados concordam que a China está mais avançada em inteligência artificial e tecnologia. Conforme a pesquisa, 63% dos lulistas e 54% dos bolsonaristas veem a China como líder em IA. Sobre inovação tecnológica, 69% dos lulistas e 61% dos bolsonaristas reconhecem a superioridade chinesa.
Produtos chineses, como celulares e computadores, são preferidos por 66% dos lulistas e 53% dos bolsonaristas, ao passo que a preferência pelos produtos americanos é de 23% e 42%, respectivamente.
Ambos os grupos consideram os Estados Unidos líderes na corrida espacial, com 69% dos bolsonaristas e 53% dos lulistas apoiando essa visão.
O país considerado melhor para morar é os EUA, com 81% dos bolsonaristas e 47% dos lulistas preferindo o solo americano.
Tanto bolsonaristas quanto lulistas concordam que os Estados Unidos promovem mais guerras do que a China e veem o regime político americano como mais democrático em comparação ao chinês.
Por fim, a maior concordância entre os dois grupos está na percepção do país com maior influência política internacional: os EUA são considerados líderes por 80% dos eleitores de Bolsonaro e 66% dos de Lula.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login