Economia
Governo quer estimular comércio em aeroportos

O governo lançou recentemente um programa para incentivar a construção de estabelecimentos comerciais como shoppings, hotéis e outros empreendimentos dentro dos aeroportos que foram concedidos à iniciativa privada. Em troca, as empresas poderão estender os prazos dos contratos de concessão.
Denominado “Investe + Aeroportos”, este programa visa atrair investimentos significativos para as áreas aeroportuárias, oferecendo maior segurança na recuperação do capital investido.
Para alcançar isso, será feita uma flexibilização em uma portaria de 2020, que até então limitava os contratos ao prazo final da concessão.
Segundo o ministério responsável, a expectativa é captar até R$ 4,5 bilhões em investimentos até 2026. Entre os projetos esperados estão shoppings, centros de convenções, hotéis, terminais logísticos, complexos hospitalares e centros de manutenção.
Essa iniciativa tem o potencial de aumentar significativamente a receita comercial dos operadores dos aeroportos, uma fonte importante de faturamento para os concessionários.
A norma estabelece que quanto maior o tempo restante da concessão, mais longo poderá ser o contrato com os prestadores de serviços. Por exemplo, em uma concessão de 30 anos, se o contrato for firmado nos primeiros sete anos e meio, o prazo do acordo poderá ser ampliado para até 45 anos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login