Mundo
Trump deve se encontrar com Zelensky na próxima semana, diz Rubio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve realizar uma reunião com seu colega ucraniano, Volodimir Zelensky, na próxima semana. Ele ainda espera conseguir negociar um acordo de paz entre Kiev e Moscou, afirmou nesta terça-feira o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Trump ameaçou aplicar sanções contra a Rússia caso o presidente russo, Vladimir Putin, não faça concessões. No entanto, essas ameaças ainda não foram implementadas, mesmo com o aumento dos ataques russos à Ucrânia.
O presidente americano teve várias conversas telefônicas com Putin, vários encontros com Zelensky e provavelmente terá nova reunião na próxima semana em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, declarou Rubio a jornalistas em visita a Israel.
Quando questionado sobre as negociações de paz, o secretário disse que Trump continuará tentando.
Se for possível alcançar a paz, ele quer isso, ressaltou, mas demonstrou cautela: em algum momento, o presidente pode perceber que não é viável. Ainda não chegou a essa conclusão, mas pode acontecer.
Rubio mencionou um dado citado por Trump, segundo o qual a Rússia perdeu cerca de 20 mil soldados apenas no mês de julho.
Há um mês, o presidente americano recebeu o líder russo no Alasca, sendo o primeiro líder ocidental a encontrar Trump desde o início da invasão russa à Ucrânia em 2022.
Se Trump decidisse abandonar a mediação ou sancionar a Rússia dizendo ‘já basta’, não haveria mais ninguém no mundo capaz de mediar o fim do conflito, afirmou o chefe da diplomacia americana.
Trump assumiu a presidência prometendo encerrar o conflito na Ucrânia rapidamente, responsabilizando o antecessor, Joe Biden, pela invasão russa e criticando o envio de bilhões de dólares em ajuda dos EUA para Kiev.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login