Mundo
IA será a nova líder de partido no Japão

Um partido político do Japão revelou nesta terça-feira (16) que colocará uma Inteligência Artificial (IA) como seu líder após a renúncia do fundador, em decorrência dos resultados negativos nas últimas eleições.
O partido ‘Caminho para o Renascimento’, fundado em janeiro por Shinji Ishimaru, ex-prefeito de uma pequena cidade na região oeste do Japão, não possui um programa político definido, permitindo que seus membros sigam suas próprias ideias.
Em 2024, Ishimaru surpreendeu ao ficar em segundo lugar nas eleições para governador de Tóquio graças a uma campanha eficaz na internet, entretanto escolheu deixar a liderança do partido após a legenda não conquistar cadeiras nas eleições para o Senado deste ano.
Koki Okumura, doutorando em pesquisa sobre Inteligência Artificial na Universidade de Kyoto, que se autodenomina assistente do novo líder, anunciou em entrevista coletiva: “A nova liderança será exercida por uma IA”.
Os pormenores sobre a implementação da IA, incluindo quando e como será feita, ainda estão em análise, conforme explicou o jovem de 25 anos, que será formalmente o líder do partido.
Essa IA não decidirá as atividades políticas dos membros, focando-se em escolhas administrativas, como a distribuição de recursos, acrescentou Okumura, vencedor recente da eleição interna para substituir Ishimaru.
Apesar de atrair cobertura da mídia japonesa, o Caminho para o Renascimento encontrou dificuldades para obter assentos no Parlamento.
Nenhum dos 42 candidatos do partido venceu nas eleições para a Assembleia de Tóquio em junho, e seus 10 postulantes também foram derrotados nas eleições do Senado em julho.
Essa iniciativa representa a estreia gradual da inteligência artificial no campo político global. Recentemente, a Albânia se tornou o primeiro país a nomear uma ministra gerada por IA, responsável por contratações públicas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login