Mundo
Tarifa dos EUA para carros japoneses cai para 15%

Uma diminuição nas tarifas dos Estados Unidos sobre veículos japoneses começou a valer nesta terça-feira (16), enquanto Tóquio reagiu com alívio à implementação do acordo comercial firmado com Washington.
A partir das 04h01 GMT (01h01 em Brasília), os carros japoneses que entram nos EUA passaram a pagar uma tarifa de 15% em lugar dos 27,5% anteriores.
Essa mudança representa um pequeno alívio para os fabricantes do Japão diante dos impostos adicionais impostos pelo presidente Donald Trump desde que voltou à Casa Branca, em janeiro.
“O governo saudou com satisfação os esforços recentes dos Estados Unidos para aplicar efetivamente o acordo de 22 de julho”, declarou o principal porta-voz japonês, Yoshimasa Hayashi, aos jornalistas.
Mesmo com essa vitória para o Japão, as tarifas ainda prejudicam as indústrias do país. A gigante automotiva Toyota expressou em comunicado à AFP a expectativa de reduções tarifárias ainda maiores.
“Esperamos que o ambiente para as indústrias automobilísticas do Japão e dos Estados Unidos continue a melhorar, baseado em comércio livre e aberto, incluindo novas quedas nas tarifas”, disse a empresa.
Desde que retomou a presidência, o Trump tem liderado uma campanha de tarifas, visando principalmente a redução do déficit comercial dos EUA.
Em troca da redução dessa taxa, similar ao acordo com a União Europeia, o Japão concordou, segundo a Casa Branca, em investir 550 bilhões de dólares (2,9 trilhões de reais) nos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login