Conecte Conosco

Notícias Recentes

Moraes alerta sobre participação irregular de hacker em comissão na Câmara

Publicado

em

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), identificou uma irregularidade na participação de Walter Delgatti Neto, conhecido como “hacker de Araraquara”, em uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, ocorrida em 10 de setembro.

Delgatti, que está cumprindo uma pena de 8 anos e 3 meses na Penitenciária II de Tremembé, em São Paulo, participou da sessão como testemunha por videoconferência, sem qualquer autorização judicial prévia, conforme apontou Moraes. O hacker foi condenado pelo Supremo por invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a mando da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

De acordo com o despacho do ministro, a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP/SP) não possui autoridade para permitir que presos participem de procedimentos parlamentares ou judiciais sem a autorização do juiz responsável pela execução da pena. Por isso, todas as solicitações envolvendo Delgatti — seja como testemunha ou como investigado — devem ser submetidas previamente ao STF.

Moraes também determinou que a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo e o Departamento de Execuções Criminais da 6ª Região Judiciária sejam oficialmente comunicados sobre a necessidade de autorização judicial para futuras participações do preso. A Procuradoria-Geral da República foi notificada, assim como os advogados de Delgatti.

Na última semana, Delgatti prestou depoimento como testemunha à CCJ, que está avaliando a possível cassação da deputada Zambelli. Ela foi condenada pela Primeira Turma do STF a uma pena de dez anos de prisão pelo envolvimento na invasão dos sistemas do CNJ.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados