Conecte Conosco

Economia

YouTube lança novas ferramentas de IA para criadores

Publicado

em

O YouTube anunciou, nesta terça-feira (16), avanços em suas ferramentas de inteligência artificial (IA) para apoiar criadores de vídeo, destacando como um importante progresso para estimular a produção de conteúdo audiovisual.

A empresa revelou ter repassado mais de 100 bilhões de dólares (531 bilhões de reais, na cotação atual) para criadores nos últimos quatro anos.

O CEO do YouTube, Neal Mohan, afirmou que a IA visa fortalecer a criatividade e a narrativa na plataforma de vídeo.

“As novas soluções baseadas em IA irão moldar nossos próximos 20 anos”, afirmou Mohan durante um evento em Nova York.

YouTube foi criado no início de 2005 por Chad Hurley, Jawed Karim e Steve Chen, ex-funcionários do PayPal. Após a aquisição pelo Google em 2006, tornou-se a principal plataforma gratuita de vídeos online no mundo, alcançando bilhões de usuários.

Mohan ressaltou que “são apenas ferramentas”, que não substituirão a criatividade humana. “Elas foram feitas para impulsionar o talento dos criadores”, explicou.

Uma das ferramentas é o Veo, um gerador de vídeos com IA do Google DeepMind, integrado ao YouTube. Esse recurso permite criar cenários para os “Shorts”, vídeos curtos similares ao TikTok e Reels do Instagram.

De acordo com a diretora de produtos do YouTube, Johanna Voolich, “os recursos do Veo possibilitam adicionar movimento, alterar vídeos e inserir elementos nas cenas”.

Além disso, a IA poderá transformar material bruto em rascunhos de vídeos ou converter falas em músicas para trilhas sonoras, acrescentou Voolich.

Novas funcionalidades também vão permitir a combinação de fotos com vídeos, criando a impressão de que a pessoa na foto está em movimento.

Podcasts

Há ainda foco nos podcasts. Com as ferramentas, os produtores poderão gerar versões em vídeo de transmissões originalmente somente em áudio.

A IA também realizará traduções que farão parecer que as pessoas estão falando em outro idioma.

Para combater deepfakes, o YouTube anunciou a testagem de uma “ferramenta de detecção de semelhanças” que ajudará a identificar vídeos criados por IA que falsifiquem a identidade de indivíduos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados